sábado, 22 de fevereiro de 2014

3. Buenos Aires - Cuidados Especiais e Bairros

Ao longo da semana verifiquei junto a renomados sites e blogs de viagem alguns cuidados que os viajantes devem tomar em sua primeira viagem à Buenos Aires. Há pouco tempo atrás, a cidade era considerada uma das mais seguras do continente, e se comparada às capitais brasileiras, esbanjava segurança. Essa situação mudou um pouco. Ela ainda é uma cidade muito mais segura do que qualquer capital no Brasil, porém em algumas questões ela tem mudado.


Um exemplo para ilustrar toda a questão, foi o aumento de registros de furtos em Buenos Aires - principalmente contra turistas. Os espertinhos aproveitam uma brecha deixada pelo turista e rouba o que estiver ao seu alcance - câmeras, celular, notebook, etc. - e foge rapidamente, geralmente com um comparsa. Não há muitos registros de assaltos a mão armada e violência física contra turistas, mas da mesma forma deve-se obter muito cuidado.
Um exemplo de Radio Táxi em Buenos Aires

Outra questão é com relação aos táxis (ou melhor, aos taxistas). O golpe mais utilizado contra os brasileiros é o da nota de 100. Você dá uma nota de 100 e ele troca dizendo que era uma de 10, ou troca rapidamente por uma nota de 100 falsa. É recomendável andar sempre com cédulas de 10 e 20 pesos, e pagar desta forma os taxistas. Pagando com notas de 10 ou 20 não há possibilidade de falsificaçã
o. Também se recomenda cuidar com o taxímetro adulterado, estes que geralmente são utilizados pelos taxistas que lhe oferecem uma corrida (exemplo: partindo do aeroporto de EZE para o centro). Não aceite a proposta dos espertinhos. Sempre chame um Radio Táxi nos aeroportos, pois o preço da corrida é tabelado e disponível ao cliente antes de entrar no Táxi.

Com relação aos bairros, venho comentar brevemente a respeito dos mais seguros e dos menos seguros. A zona norte de Buenos Aires é tida como a zona nobre da cidade. É onde se localizam os bairros Recoleta, Palermo, Puerto Madero, San Telmo e Retiro. São em sua maioria regiões ce
ntrais, portanto, é uma excelente pedida para turistas. Estes bairros oferecem ótima estrutura de segurança, transporte, lazer e gastronomia.
Noite em Palermo Hollywood

El Caminito, em La Boca
A zona turística é composta geralmente pelos bairros citados acima, mais Villa Crespo e La Boca. Este último, não possui muitas recomendações para visitas. É o bairro (da zona turística) com maior índice de assaltos, roubos, furtos e incidentes. É nele que se localiza a famosa atração do Caminito - a rua com casinhas coloridas. O bairro La Boca é frequentemente visitado por turistas do mundo todo, praticamente respira futebol e possui, além do Caminito, uma atração futebolística indispensável: o Estádio La Bombonera (estádio do Boca Júniors). Recomenda-se ir a
Estádio La Bombonera, em La Boca
La Boca apenas com ônibus turístico privado, pois o passeio é feito durante o dia e com o auxílio de guias. O bairro não existe durante a noite, deve-se tomar muito cuidado, pois é um dos bairros mais pobres da cidade. Sinceramente (agora
vai uma opinião pessoal), não sinto muita vontade de conhecer o Caminito, tampouco o La Bombonera (nem sou fã de futebol). A maior parte de quem já visitou a atração não achou grande coisa, e sua importância se dá unicamente pelo valor cultural que aquela rua detém para os moradores da região. Veremos se incluirei no meu roteiro.

Em geral, Buenos Aires é uma cidade ainda muito segura, porém com a inflação ela está se tornando muito cara, mas mesmo assim ainda é o lugar mais barato para os brasileiros. Devemos tomar os devidos cuidados como em qualquer grande centro urbano (Nota: Buenos Aires possui quase 4 milhões de habitantes). Os bairros ricos e prósperos fazem a cidade valer a pena, e a grande variedade de atrações também. Caminhadas matutinas na Recoleta, compras durante a tarde na Villa Crespo, e um belo jantar na noite de Palermo Hollywood são extremamente seguros e interessantes. Por isso a importância de se fazer um roteiro para um lugar desconhecido e fora de nosso país.

Avenida Santa Fe, localizada entre os bairros Palermo e Recoleta
Aqui apenas relato algumas dicas e cuidados que devemos tomar ao visitar Buenos Aires. Assim que eu fazer a viagem e retornar, irei esclarecer algumas coisas com a minha opinião pessoal das atrações e da cidade. As viagens são sempre únicas, e não há como padronizá-las, portanto devemos nos basear nas dicas e conselhos de quem já viajou para o destino. Em breve haverá mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário